quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dormir BEM para viver BEM



Passamos um terço de nossa vida dormindo. Não é à toa que o sono é um fator decisivo para nosso bem-estar, saúde, disposição e vigor, sendo um grande aliado para uma vida saudável e um dia-a-dia harmonioso. O descuido do sono tem como resultado diversos fatores negativos, entre eles, o envelhecimento precoce, lentidão do metabolismo, perda de memória e até obesidade.

Ao dormir nosso corpo produz a leptina, hormônio responsável por controlar a sensação de ansiedade. Quando se permanece acordado por longos períodos, deixamos de produzir a quantidade  suficiente de leptina, então o corpo sente a necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos, provocando o aumento gradativo de peso.

O efeito de uma noite mal dormida, ou em claro, é semelhante ao estado leve de embriaguez alcoólica: a capacidade de raciocínio e a coordenação motora ficam comprometidas, ou seja, sem o devido relaxamento noturno, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes para o funcionamento do corpo e da mente, já que, durante o estado de sono profundo, denominado “Sono REM”, as proteínas são sintetizadas em grande escala, revitalizando os neurônios responsáveis pela memória e aprendizado.

O sono REM (Rapid Eyes Moviment – Movimento Rápido dos Olhos) é o estado mais profundo de relaxamento do sono, período em que mais ocorrem os sonhos. As pessoas acordadas durante o sono REM, normalmente levantam mais dispostas e ativas do que as pessoas que são despertadas no início do sono. Acontece, porque elas já passaram pelos outros estágios do sono, que auxiliam no relaxamento dos músculos do corpo e recuperam as energias gastas durante o dia.

O importante é dar ao sono a atenção necessária para que ele realize devidamente suas tarefas, em sintonia com o corpo, para uma vida mais ativa, saudável e regrada de bom humor.

0 comentários:

Postar um comentário